Wednesday, November 4, 2009

Novas tecnologias na sala de aula



As tecnologias de informação e comunicação estão presentes no nosso cotidiano e já pularam o muro da escola. 
O desafio é agregar essa tecnologias em nossas salas de aulas e torná-las parceiras no processo ensino/aprendizagem.
Não adianta correr delas ou fingir que não existem. Elas estão aí e vieram para ficar. As novas gerações interagem bem com suas teclas e botões, numa intmidade tal que parecem que foram treinados desde o útero materno. 
Nós, os mais velhos, olhamos com uma certa desconfiança para essas máquinas cheias de segredos e mistérios. O mundo virtual nos assusta e andamos por ele com muita desconfiança. Tantas palavras novas surgem com uma rapidez incrivel, digo isso, para não falar no dialeto do internetês. Professores de português mais tradicionais olham aquela linguagem cheia de abreviaturas, desenhos, emoticons e julgam que o mundo está realmente perdido eque nunca mais será possivel ensinar a norma culta da língua.
Pensando bem, brigar com essa fera é um mau negócio. É melhor tentar entendë-la e torná-la nossa aliada.
Um professor que possue orkut, escreve em blogs e frequenta o Twitter, possivelmente estará mais perto das novas gerações, entenderá mais esse mundo que tamtp fascina os mais jovens. Professores de Português poderiam criar  blogs para divulgar os textos de seus alunos. Uma comunidade no orkut poderia ser um ótimo espaço para fóruns onde se poderiam discutir os mais diversos assuntos e para a alegria dos mais conservadores, poder-se-ia exigir o uso da norma culta. O professor poderia avaliar as postagens de seus alunos e propor intervenções nos textos postados lá. Há espaço para discutir com os alunos a necessidade de se construir bons textos, pois a comunidade e o fórum os colocam expostos para toda internet. Nunca se sabe quem poderá nos visitar de uma hora para outra.
Está lançado o desafio!

No comments: