Sunday, November 29, 2009

Novos métodos de avaliação das tecnologias na educação


Novos métodos de avaliação do uso de tecnologias na educação representam “passo adiante” e possibilitam ações mais integradas

Por Giulliana Bianconi
Florianópolis - A aplicação das novas tecnologias nos ambientes de ensino-aprendizagem ainda é um desafio para boa parte dos gestores educacionais e professores. Porém, o que se vê atualmente são exemplos de práticas inovadoras sendo multiplicadas e compartilhadas em diversos espaços: na web, em escolas e universidades, em encontros de educação, em secretarias (municipais e estaduais) etc. Os processos educacionais atrelados à tecnologia já ocupam lugar de destaque nos debates por haver consenso de que não se trata somente de uma tendência, mas sim de uma nova realidade.
Giulliana Bianconi
Cláudio André e Marina Nakayama
Cláudio Fernando André, do MEC e Marina Nakayama, da UFSC,
durante o XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
Após o frisson da aderência às novas práticas educacionais, instituições e educadores que estão na dianteira desse processo começam a avançar para um outro momento: o do desenvolvimento de instrumentos de avaliações que têm, basicamente, duas finalidades: aferir a eficácia das inovações realizadas nos ambientes de aprendizagem e "medir" o quanto efetivamente os alunos conseguem absorver de conteúdo quando as aulas são realizadas em espaços virtuais.
No XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, evento realizado em novembro, em Florianópolis, essas duas vertentes da avaliação foram contempladas, e especialistas do assunto revelaram o que há de novo e o que está por vir.
Cláudio Fernando André, coordenador geral de Tecnologias da Educação da Secretaria de Educação Básica do MEC, falou sobre a parceria que foi firmada, há pouco, com a Universidade Federal de Santa Catarina. "Temos um Guia de Tecnologias Educacionais que anualmente é publicado, após seleção de projetos por edital. A UFSC terá o papel de analisar essas tecnologias já contempladas e as formas de uso das mesmas a fim de elaborar uma metodologia geral de acompanhamento e avaliação", afirmou Cláudio André.
Marina Nakayama, pesquisadora da área de engenharia e gestão do conhecimento e uma das responsáveis pelo projeto na UFSC, destaca que, após desenvolvida, essa metodologia será levada, por meio de cursos e eventos, às instituições que lidam com as novas tecnologias. "Esperamos corrigir problemas e distorções principalmente no processo de implementação, de modo a assegurar melhores condições de êxito nas metas estabelecidas", diz Nakayama.

No comments: